Formulários customizados
3 min
Criado por Ana Bittencourt em 02/03/2020 17:10
Atualizado por Gabriel Branco em 27/07/2021 14:35

Às vezes é necessário coletar outras informações além daquelas armazenadas pelo PipeRun como padrão. Nesses casos, o usuário pode criar um campo customizado

Em casos onde você deseja criar agrupamentos de campos, existe a possibilidade de combinar campos e disponibilizá-los em formulários customizadosAlém disso, é possível definir em quais funis os formulários customizados serão exibidos. Ainda, você pode enviar um link público ao seu lead para acesso/preenchimento do formulário customizado. Neste artigo você vai aprender como criar e configurar formulários customizados na sua conta no PipeRun. Acompanhe o passo a passo. 

1. Na tela inicial do PipeRun, posicione o mouse sobre o avatar da conta, localizado no canto superior direito. Depois, clique em Ajustes e configurações

2. Na central de Ajustes e configurações da conta e clique em Formulários Customizados na coluna Dados de Contato.

3. Ao abrir a tela Formulários, clique no botão + Adicionar formulário. Você pode vincular formulários à oportunidades, pessoas ou empresas. Neste exemplo, vamos criar um formulário de oportunidade.

4. Preencha a próxima janela com o nome do formulário a ser criado. Para este exemplo, nomeamos como Novo formulário, escolheremos Oportunidade e selecionamos para que ele apareça no funil de Vendas. Por fim, clique em Salvar.

 

5. O próximo passo é configurar o formulário adicionando os campos customizados de acordo com a necessidade do usuário. Selecione os campos desejados (no menu suspenso) e clique em Adicionar

DICA: Observe que os campos marcados em laranja são campos nativos do PipeRun, ou seja, são padrão do sistema. Já os campos em cinza são aqueles criados pelo usuário.

6. Adicione quantos campos customizados quiser. Neste exemplo, adicionamos campos ligados à Oportunidade (mas poderia ser pessoa ou empresa). 

7. Agora, ao acessar uma oportunidade no funil de vendas, você verá a opção Novo formulário. Nele estarão contidos os campos customizados selecionados no passo 5. Lembrando que é possível adicionar vários campos customizados (campos nativos, campos customizados, tanto de pessoa e empresa, quanto de oportunidade). 

8. Depois de criar um formulário customizado você pode modificá-lo como quiser, usando os botões mostrado na imagem. Da esquerda para a direita, em (1), temos as seguintes opções (ícones): marcar todos os campos como obrigatório, opções de formulário público, editar e remover. No campo 2, temos a opção Remover um campo customizado.  

Pronto! Esta é a maneira de criar um formulário customizado, agrupando campos customizados. Para criar formulários de pessoas ou empresas, o procedimento é o mesmo. Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe de suporte